Poucas pessoas possuem o conhecimento de que diversas doenças podem ser responsáveis pela causa de surdez, só no Brasil temos um total estimado de 10 milhões de pessoas que são surdas ou apresentam algum tipo de deficiência auditiva. Pensando neste número e no bem estar, separamos algumas doenças que podem causar surdez, continue lendo e fique por dentro do assunto.
Otosclerose
Esta é uma doença que se caracteriza pela imobilização progressiva devida ao estribo (ossículo interno do ouvido), causada pelo crescimento anormal do osso.
O famoso compositor Beethoven foi uma das pessoas atingidas pela doença que o incapacitaram de ouvir suas últimas criações.
As pessoas que são atingidas pela doença apresentam dificuldades em escutar baixas frequências e parcialmente em altas, é possível notar-se tinnitus e vertigem como consequências também.
Otite Média
Esta que é mais leve do que a doença anterior pode ser evitada caso tenha-se o tratamento correto. Caracteriza-se pela inflamação auditiva que surge em um dos ouvidos ou nos dois ao mesmo tempo.
A causa é devida a um vírus ou bactéria que se carteriza por acumular líquido atrás do tímpano. A origem do vírus pode ser consequência de uma alergia, infecção respiratória ou uma gripe.
Os principais sintomas são: Perda Auditiva, Secreção no ouvido, Febre, Coceira no Ouvido e Irritação.
Algumas causas comuns podem ser dores, vermelhidão e inchaço, chamadas de otite média aguda, assim levando a um mal funcionamento do ouvido, impedindo de levar as vibrações de forma correta.
Tumor Neoroma do Acústico
Este que não é um tumor maligno ou cancerígeno é causado pelo nervo do equilíbrio (nervo vestibular), que pode ser encontrado no ouvido interno do cérebro.
A única cura que se tem conhecimento é uma cirurgia que só pode ser feita quando há risco de vida, nesse caso o que se aconselha é a retira do tumor.
Os principais sintomas são Dor de cabeça, Tontura, Distúrbios de equilíbrio e Visão dupla.
Com o crescimento do tumor o cérebro passa a ser pressionado o que consequentemente causa perda de coordenação.
Outro sintoma que deve atentar-se são os danos na identificação dos sons e fala o que ocorre por um limite de variação de som.
Em alguns casos, a surdez pode ser evitada...
A surdez, em muitos casos, pode ser evitada. É por isso que se dá a importância de campanhas informativos para os pais e professores. Infelizmente, a surdez é um tema muito pouco explorado no Brasil.
Algumas instituições buscam fomentar não só a importância da inclusão, mas o aprendizado da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Como é o caso da INES e da Academia de Libras, escola on-line que disponibiliza certificado de Libras. Divulgue esse conhecimento e ajude a evitar novos casos de surdez no país.